Algumas questões sobre Educação a Distância
O
que é Educação a Distância?
Trata-se de uma prática de
ensino a qual professores e estudantes utilizam recursos tecnológicos para o
ensino aprendizagem e comunicação. O tempo e local destinado para as atividades
são definidos por cada indivíduo. Segundo José Moran, existem diversos
significados para a EaD:
Além
de ter significados, existem modelos bem diferentes que respondem a concepções
pedagógicas e organizacionais distintas. Temos desde modelos auto instrucionais
a modelos colaborativos; modelos focados no professor (tele aula), no conteúdo,
a outros centrados em atividades e projetos. Temos modelos para poucos alunos e
modelos de massa para dezenas de milhares de alunos. Temos cursos com grande
interação com o professor e outros com baixa interação. (MORAM, 2011)
O
que diferencia a EaD da Educação presencial?
Pode-se
destacar alguns pontos que diferenciam esses dois modelos de Educação, são
eles:
Aulas:
No método EaD os conteúdos são apresentados através de recursos disponíveis na
internet e o tempo dedicado as atividades é determinado por cada aluno. A
interação com os professores procede da mesma forma, o aluno utiliza os
recursos online para sanar as dúvidas. No modo presencial ocorre encontros
todos os dias na instituição de ensino com horários fixos e o professor está
disponível para maiores esclarecimentos.
Local:
Enquanto a Educação presencial o ambiente está estabelecido, a EaD possibilita
uma maior flexibilidade ao que diz respeito a horas atividades.
Frequência:
A educação presencial exige que seja tenha-se 75% de presença para que o aluno
seja aprovado, já na EaD acontece de outro modo, a frequência é analisada
conforme a entrega de trabalhos e atividades nos prazos estipulados.
Custos: quanto a valores o
método EaD se destaca pois apresenta em maior parte um valor acessível, e
inferior aos oferecidos pela Educação presencial, além do gasto com transporte
para se deslocara até o local de ensino.
Perfil
do aluno e do professor na EaD.
Existem diversos fatores que
levam o aluno optar pela Educação a distância, entre eles podemos destacar a
flexibilidade de horário que a mesma oferece, pois possibilita que cada
indivíduo escolha quanto tempo poderá utilizar para realizar seu estudo. De
acordo com a pesquisa realizada pelo Censo da Educação Superior as mulheres são
as que mais optam por estas instituições de ensino, sendo que a média de idade
é de 31 a 41 anos.
Em relação aos
professores, é necessário que elaborem materiais didáticos de qualidade e
dinâmicos, proporcionando interatividade através dos meios de comunicação
disponíveis de acordo com a instituição de ensino.
Como
ocorre o processo de ensino e aprendizagem na EaD.
Assim como na Educação presencial o método EaD conta com um professor
administrando as aulas, porém de maneira diferente, através de recursos
tecnológicos como meio de comunicação. Em relação a esse contato
professor-aluno, por não precisar de deslocamento, é necessário apenas estra
conectado à rede, pois existem diversas formas dinâmicas para facilitar a
interação seja ela para dúvidas, sugestões entre outros. Neste caso os alunos
que utilizam deste recurso acabam desenvolvendo uma maior autonomia no que diz
respeito ao ensino aprendizagem, em alguns casos chamados de autodidatas. A
responsabilidade se torna maior, pois cabe a eles decidir o momento e até mesmo
o recurso a qual irá recorrer para conseguir compreender os conteúdos
propostos.
Principais
recursos/ferramentas de comunicação, administração e interação. Conceito e
objetivos.
Segundo o ministério da
educação secretaria de educação a distância (2007, p.7), não existe um único
modelo para as IE. Sendo assim, os recursos e ferramentas tecnológicas podem se
apresentar de diversos modos, considerando a “A natureza do curso e as reais
condições do cotidiano e necessidades dos estudantes são os elementos que irão
definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada”. O ministério da educação
secretaria de educação a distância (2007, p.8) define que em um curso de
educação a distância é necessário ter em sua parte integrante do projeto
político pedagógico os principais tópicos:
(i) Concepção de
educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem;
(ii) Sistemas de
Comunicação;
(iii) Material
didático;
(iv) Avaliação;
(v) Equipe
multidisciplinar;
(vi) Infra-estrutura
de apoio;
(vii) Gestão
Acadêmico-Administrativa;
(viii)
Sustentabilidade financeira.
Logo, podemos observar que a
secretaria de educação a distância deixa em aberto para que cada instituição de
ensino elabore e defina de maneira isolada quais serão seus conceitos e
objetivos, e será aceito perante ao ministério da educação se contemplar os
critérios mencionados acima.
Metodologias
mais usuais na EaD e as mais recentes.
As metodologias utilizadas
pela maioria das instituições de ensino são feitas para alunos autodidatas,
onde os alunos são responsáveis por elaborar sua própria metodologia de estudo.
Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) as instituições
devem ofertar em seus cursos “[...] jogos, estudo Blended ou Híbrido,
simuladores e tecnologias baseadas em realidade virtual, realidade aumentada,
Learning Analytics [...]”. o ministério da educação secretaria de educação a
distância (2007, p.7) Não define um padrão de metodologia para as instituições
de ensino EaD, sendo que cada IE é responsável pelos matérias e métodos que
melhor se adequem a seus respectivos projetos políticos pedagógicos.
Diferença
entre aprendizagem personalizada e aprendizagem adaptável.
A aprendizagem personalizada
está ligada ao âmbito em que é oferecido ao aluno, no que se diz a um ambiente
perfeito seja em estrutura em material oferecido e também quanto ao suporte em
que o aluno pode receber ao ser avaliado tecnologicamente e tecnicamente,
respeitando as suas habilidades primarias psicológicas e cognitivas.
A aprendizagem adaptável
surge como uma variação da mesma, porém ela se torna mais restrita no âmbito em
que ela mesmo se define adaptável, de forma mais tecnológica ela se destaca,
onde se encontra mais atuante no EaD, porem a mesma sendo assim de forma inovadora,
segundo especialistas deve ser analisada de forma criteriosa por não respeitar
algumas condições que inicialmente a aprendizagem personalizada respeita.
Conforme MARTINEZ (2001).
Tecnologicamente e tecnicamente, os pesquisadores estão progredindo, pois estão
concretizando o sonho da aprendizagem personalizada com tecnologia de objetos
de aprendizagem adaptáveis. No entanto, duas considerações importantes estão
sendo ignoradas ou negligenciadas na realização do sonho da personalização.
A autora discorre bem sobre
o assunto das habilidades de compreensão de cada indivíduo e sua habilidade
cognitiva quanto aos materiais dessa personalização de aprendizagem.
Novas
tecnologias imersivas na educação.
Com base na proposta do EaD
acredita-se que é possível oferecer diferentes tecnologias para uma
qualificação e prática no processo ensino-aprendizagem, já que a própria
proposta do ensina visa uma formação menos duradoura quanto ao ensino
presencial, Conforme MORAN (2011). Os materiais serão mais atraentes, com
muitos recursos típicos dos jogos: fases, desafios, competição, colaboração,
recompensas. O design educacional é cada vez mais decisivo para contar com
roteiros cognitivos inteligentes, com equilíbrio entre aprender juntos e
sozinhos.
Hoje a principal preocupação
é quanto ao comprometimento do material oferecido pelas próprias instituições
de educação e quanto ao Órgão responsável pela mesma, já que se encontra uma
serie de burocracias na construção de todo material a ser oferecido, pois ainda
predomina apolítica de lucros e não a de qualidade.
Principais benefícios da EaD para a Educação
presencial.
A cooperação não só destas duas modalidades
como a sinergia das instituições no geral , trariam em si benefícios para a
educação no geral, conforme o autor, há vários desafios enfrentados atualmente
seja em estrutura, seja no material oferecido, já que algumas áreas de
formações necessitam de um contato de campo, uma discussão de conteúdo, um dos
principais benéficos do EaD é a flexibilidade quanto ao horário que os alunos e
os próprios docentes necessitam por suas diferentes realidades socioeconômicas
e quanto ao tempo, porém o atual cenário deixa muito a desejar, ficando assim
escasso os benefícios e deixando espaço para uma série de críticas
principalmente quanto a legislação que é considerada como retrógrada. Segundo
MORAN (2011). Por que ainda se mantêm um limite de vinte por cento de
atividades a distância em cursos presenciais? É uma bobagem diante de um mundo
em que aprendemos de formas flexíveis
Possibilidade
matemática na EaD – formação do aluno, formação continuada do professor,
tratamento dos conceitos na modalidade.
Tanto a matemática como os
conteúdo no geral, são explanados de forma superficial, já que no EaD
atualmente exige do aluno que ele tenha mais uma certa desenvoltura e
conhecimento, fatores que estão ligados até mesmo ao pouco prazo pode assim se
dizer em que o mesmo estará presente nesse processo de ensino, como já relatado
anteriormente, uma possível proposta para que houvesse uma melhoria nessa atual
falha, e claro que colabore para todo o processo necessário para a formação do
aluno e a formação continuada do professor, seria uma reimplantação quanto aos
conteúdos oferecidos e propostas educacionais que atendam a necessidade de cada
um conforme suas exigências, com materiais mais interessantes, criação de novos
projetos e professores mais motivados, já que um dos problemas enfrentados
ainda é uma remuneração baixa.
Considerações
finais
Os cursos a distância são um
atrativo para as pessoas que tem interesse em cursar ensino superior, mas não
podem frequentar o ensino presencial por diversos motivos, sendo assim esses
estudantes acabam procurando as instituições de ensino a distância. Ao realizar
a pesquisa, o grupo conseguiu observar que há muita divergência em relação a
vasta oferta de cursos a distância no Brasil. O ministério da educação
estabelece critérios para a validação dos cursos, porém algumas instituições de
ensino não buscam um ensino de qualidade. Com um ensino inadequado onde os seus
alunos defasados pelo ensino médio de qualidade baixa ficam atrasados e não
conseguem dar andamento ao curso. Por outro lado, há instituições que
demonstram apoio aos seus alunos com suas tutorias e monitorias, mostrando que
é possível ter uma educação a distância com a mesma qualidade que a educação
presencial.
REFERÊNCIAS
Associação
Brasileira de Educação a Distância ABED. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/>
Acesso: 19 mar. 2018.
Caderno do Enem. Descubra qual o perfil do aluno EaD no Brasil. Disponível em: <http://cadernodoenem.com.br/fique-ligado/23-06-2016/descubra-qual-o-perfil-do-aluno-ead-no-brasil.html>
Acesso: 19 mar. 2018.
Martinez, Margaret. Projetando Objetos de Aprendizagem para Personalizar o Aprendizado.
Disponível em: <http://penta3.ufrgs.br/objetosaprendizagem/31martinez_traducao.doc>
Acesso: 19 mar. 2018
Ministério
da Educação Secretaria de Educação a Distância. REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Brasília:
ago. 2007. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf> Acesso:
19 mar. 2018.
MORAN, José. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. São
Paulo, 2011 Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/cenario.pdf> Acesso: 19 mar.
2018.
MORAN,
José. A EAD no Brasil: cenário atual e
caminhos viáveis de mudança. São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/cenario.pdf>
Acesso: 19 mar. 2018.
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