Blog: uma ferramenta pedagógica?

    
     Nesse post será abordado o próprio meio de informação a qual estamos utilizando, o Blog, juntamente indo de encontro a linha de raciocínio, do assunto anterior, o avanço das tecnologias no ambiente educacional. Para trazer as informações a seguir foi utilizado como base o trabalho de conclusão de curso de Rejane Zancanaro com o título: "O blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de matemática com alunos do ensino fundamental", que relata  a prática aplicada em uma escola. 
      Primeiramente vamos definir Blog, essa palavra surge da junção weblog da língua inglesa, que web vem de rede e log significa algum registro de atividade, ou seja, em outras palavras funciona como uma espécie de diário online. Para muitos não é novidade, principalmente para as novas gerações. Exatamente por este motivo é necessário a aplicação de novos recursos pedagógicos, e porque não um blog? Um lugar que educadores e educandos podem interagir dentro e fora do ambiente escolar, foi pensando nisso que Rejane propôs essa alternativa, a utilização do blog como ferramenta tecnológica de ensino-aprendizagem. 
     A autora apresentou seu blog para os alunos e deixou aberto espaço para que fizessem comentários, o assunto tratado era OBMEP (Olimpíada Brasileira Matemática das Escolas Públicas), no decorrer das aulas os alunos criaram seus blogs e passaram a divulgar o resultado das questões propostas pela professora, neste momento percebeu-se a grande interação e busca por novas informações aos desafios que iam sendo lançados conforme o rumo que os questionamentos surgiam. 
     O objetivo proposto foi alcançado devido ao envolvimento dos alunos e a busca por soluções. Entretanto, alguns professores alegaram falta de estrutura para desenvolver tais atividade, pois com se sabe, nem todas as escolas possuem os recursos necessários. Pode-se perceber que os argumentos feitos pelos professores não fogem do que estamos acostumados a ouvir, além da infraestrutura a falta comprometimento, treinamento  e interesse pelo assunto é algo que precisa ser melhorado. Não podemos desanimar, pois as mudanças na área da educação, assim como em outras, acontecem de forma lenta...




REFERÊNCIA:

ZANCARANO, Rejane. O Blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de Matemática com alunos do ensino fundamental. Porto Alegre: UFRGS, 2015. Disponível em:<https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/133881/000982100.pdf?sequence=1 >. Acesso em:  05 Mar. 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerações: como se diferenciam em sala de aula

Ideias de professores? Sim, temos!

Ead e as Novas Gerações