Gerações: como se diferenciam em sala de aula

Não é novidade alguma, ouvir falar que as gerações estão evoluindo em uma velocidade enorme. Mas você já parou para pensar, como essas gerações se comportam no que diz respeito ao ambiente escolar? Primeiramente lhes apresento a faixa etária de cada uma delas:


De acordo com o gráfico podemos perceber que as gerações ainda presentes no processo de ensino-aprendizagem, como educando ou educadores, fazem parte principalmente da Geração X até a Geração Alpha, ou seja, são gerações que nasceram em épocas e com recursos diferentes. Aqueles nascidos depois dos Baby Boomers foram, de algum modo, forçados a lidar com o surgimento das novas tecnologias e seus avanços, para se manterem atualizados. Esses eram acostumados com os métodos tracionais de estudo, consequentemente inserir as tecnologias no ambiente escolar pode ser uma barreira que em alguns casos ainda precisa ser quebrada devido ao receio ou medo de aderir o desconhecido. Porém, não se pode negar que as novas gerações já nascem ligadas a esse mundo digital com informações a todo instante. E no processo de ensino aprendizagem não é diferente, os educandos atuais necessitam de meios quase "feitos sob medida" para conseguir aproximar-se da realidade na qual o aluno está inserido. Para entender o motivo dessas diferenças entre as gerações segue abaixo um vídeo explicando um pouco sobre cada umas delas:











Referências

DOT DIGITAL GROUP. As gerações e suas formas de aprender. 2017. Disponível em:< http://dotgroup.com.br/intelligent_report/infografico-as-geracoes-e-suas-formas-deaprender/ >. Acesso em: 03 Mar 2018.


BUILDINGS. Smart Workplace para atender a “Diversidade das Gerações”. 2017. Disponível em: <http://www.buildings.com.br/noticias/smart-workplace-para-atender-diversidade-das-geracoes/>. Acesso em: 03 Mar 2018. 

Comentários

  1. Boa tarde,

    Reflexão muito interessante, gostei muito do conteúdo.
    Realmente temos que ter um olhar diferenciado aos alunos que estão presentes na escola atualmente.
    Vou continuar acompanhando suas publicações.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a maioria do seu post, essas novas gerações já são beneficiadas por estarem inseridas junto as tecnologias, e realmente existe esta barreira s ser quebrada quanto ao método mais tradicionalista.
    Infelizmente um dos principais problemas, inclusive o destaquei em meu blog, que é o da
    infraestrutura oferecida nas atuais escolas, na grande maioria as públicas e em regiões menores, porem se houver uma atenção a este fator que é apenas um, acredite fielmente no poder deste auxílio, ao mesmo tempo grande desafio inclusive para nos futuros docentes, tanto por sua vez a preparação do uso destas tecnologia, quanto as indagações destas gerações, o vídeo usado também trouxe bastante a luz do assunto.

    ResponderExcluir
  3. Olá, achei bastante interessante sua reflexão. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de professores? Sim, temos!

Ead e as Novas Gerações